Você sabe por que realizar manutenção preventiva predial?
Publicado em: 15/08/2018
Manutenção preventiva predial é o monitoramento e controle das obras realizadas na edificação a fim de reduzir as chances de possíveis danos. Dentre os erros mais comuns quanto a esse procedimento estão acreditar que esse procedimento seja meramente corretivo, que possa ser “deixado para depois” e que ele possa ser realizado por qualquer pessoa.
Procedimentos programados de manutenção ajudam na conservação e pleno funcionamento do edifício, afinal, é comum que com o tempo problemas apareçam devido ao desgaste do prédio. E isso pode gerar custos de reposição de peças da fachada, por exemplo, reformas, ou mesmo a realização de instalações adequadas a padrões de qualidade; uma das funções da manutenção preventiva é evitar danos futuros à instalação e evitar custos imprevistos.
Assim, com a manutenção preventiva predial é possível se organizar financeiramente para o caso de alguma reforma, aumentar a vida útil da edificação, além de garantir a segurança dos moradores, funcionários e visitantes. Normalmente, recomenda-se que a manutenção seja realizada anualmente por profissionais capacitados.